Na sequência da chegada de um novo bebé a uma das famílias da nossa sala surgiu a enorme curiosidade sobre como nascem os bebés.
O projeto foi iniciado em casa e apresentado na sala. A Carminho explicou aos amigos as diferentes formas de nascimento de um bebé e de como ele se prepara para sair da barriga da mãe. Esta apresentação despertou ainda mais a nossa curiosidade e quisemos ir aprender mais sobre os tamanhos dos bebés dentro da barriga das mães e descobrir qual o tamanho da irmã da Carminho nesse momento, dentro da barriga da mãe Vanessa.
Através de livros e da internet percebemos que podíamos associar o tamanho de um bebé ao tamanho de determinados frutos ou legumes, associando um a cada mês de gestação. Fomos então ao supermercado comprar os vegetais e frutos necessários e, já na sala, organizámo-los por ordem de tamanhos e percebemos que a irmã da Carminho estava do tamanho de um ananás! Depois comunicámos estas nossas descobertas a amigos de outra sala.
Noutro momento experimentámos e aprendemos como mudar fraldas aos bebés e foi um momento muito ternurento, onde praticámos a nossa motricidade fina e nos ajudámos uns aos outros. Cuidar de um bebé não é fácil!
Também construímos uma barriga usando um balão e pasta de papel, barriga esta que usámos para simular como é que um bebé se posiciona dentro da barriga da mãe, como dá a volta quando está preparado para nascer e como se liga à mãe através do cordão umbilical. O Elias trouxe-nos ainda um pedacinho verdadeiro do seu cordão umbilical, bem como a pulseira de identificação da maternidade, o que enriqueceu ainda mais a nossa pesquisa.
No final do projeto visitámos o berçário de uma creche aqui da vizinhança e foi, sem dúvida, o ponto alto do projeto para todos! Pudemos ver os bebés na escola, ver como interagem uns com os outros, como choram quando têm fome, como brincam, como dormem. Vimos as suas caminhas, a sala, os brinquedos, as professoras. Levámos algumas perguntas de dúvidas que tínhamos e pudemos fazer uma entrevista ao diretor da escola. Foi um momento muito marcante!
Para além disso ainda tivemos a visita da D. Lili à nossa sala, com 83 anos, que nos veio ensinar como se fazem roupas e mantinhas de bebé, em crochet! Tirámos medidas primeiro aos bonecos da sala para descobrirmos a medida das futuras roupinhas. E depois ouvimo-la com muita atenção: estávamos maravilhados com a sua habilidade a costurar. Enviámos-lhe um postal no final, a agradecer a sua disponibilidade e simpatia!
Foi um projeto muito significativo e que vivemos com muita curiosidade e motivação!